sexta-feira, 25 de junho de 2010

Rapadura é doce mas não é mole não!

Oii
Desculpe o sumiço , mas a correria não nos dá tempo de sentar e pensar no que escrever.
Esse post é pra falar um pouco sobre a nossa adaptação aqui nas Terras do Norte.
Sou uma mulher mutante por natureza.Hoje gosto de alguma coisa que amanhã detestarei( por isso nunca tive coragem de fazer tatuagem).
Já tive períodos na minha vida que estava em paz comigo mesma ,ou seja , estava conformada com a vida que eu levava. Porém , quando decidimos morar no Canadá as coisas mudaram . A partir dessa decisão , ficou bem claro que correr atrás de nossos sonhos custa bem caro(financeiramente,psicologicamente,etc..).
Quando eu estava no processo para imigrar , processo esse que durou 26 meses, eu achava que quando o processo acabasse tudo ia passar. Bobinha...
É lógico que estou muito feliz aqui e que é aqui que quero criar meus filhos , mas quero lembrar a quem esqueceu , assim como eu , que desafios encontraremos em qualquer lugar do mundo.
Confesso que não é nada fácil esse começo e quem está passando por ele , sabe o que eu estou falando . Quando digo que não é nada fácil , me refiro à comida,familia,amigos,língua..e por ai vai.Meu conselho é tragam alegria dentro do coração . Não venham tentando encontra-la aqui.
Estamos mega felizes em morar no lugar que escolhemos, mas no nosso caminho também tem pedras. No meu caso a pedra é o trabalho. Eu já sabia que pra eu trabalhar aqui seria um processo um pouco demorado e burocrático.
No caso do Max a pedra é a língua . Do jeito que ele se dedica,vai virar professor de inglês so de birra...rs.
Enfim cada família tem seu motivo pra sofrer de ansiedade pelo dia de amanhã.
Uma coisa é certa . Assim como sobrevivemos ao processo de imigração , sobreviveremos também fase da adaptação.
E se você me perguntar se vale a pena imigrar pro Canadá, vou responder sempre que vale muito a pena , mas só para aqueles que estão dispostos a pagar o preço dessa decisão.
Coisas que gosto daqui:
-não tenho medo de assalto . Andamos à noite com o vidro do carro aberto
-a cidade é muito organizada e tudo funciona
-quando você compra qualquer coisa, o preço da etiqueta nunca é o preço final( você assim fica sabendo o que está pagando pelo produto e pelo imposto)
-nosso bairro é lindo e temos uma vista deslumbrante das montanhas
-o sol , nessa epoca do ano se poe as 22:00 hs . Tudo bem que no inverno , ele desaparece bem cedo e por esse motivo ,cada raio de sol e muito bem aproveitado
-as comidas( principalmente carne e frango)sao muito boas e faceis de preparar
-os ônibus são pontuais.Não precisa chegar antes,pq ele só chega na hora estipulada . E se por acaso ele chegar antes , ele para no ponto e , só sai de la no horário
-a biblioteca é linda , e até eu que não gosto muito de ler , fiquei empolgada . Você pode pegar 99 livros em cada vez que você for até lá . Pagamos para ter acesso à esse conforto 12 dólares por ano.
-aqui a desigualdade social é infinitamente inferior à do Brasil . É muito bom viver num lugar assim ,e saber que isso é possível . O que falta é boa vontade.
-não pagamos nenhum centavo pra ter acesso à saúde
-aqui idosos e deficientes são muito bem assistidos pelo governo , e tem recursos que eu nunca imaginei que algum país pudesse oferecer à um cidadão.
-e claro , os amigos que fizemos aqui ( nada substitui voce Ale; nao precisa ficar com ciumes )
Chega..
Depois farei um post com o que eu não gosto daqui!!!
Saudades de todos!!!

9 comentários:

  1. Oi Bruna,
    Realmente não é nada fácil esse início. Mas afinal de contas é o preço que pagamos para desfrutar de tudo isso. E acredito que com o passar do tempo (quem sabe o mesmo tempo de espera do processo) já estaremos tendo vida de Canadense...
    Obrigado pela torcida, realmente estamos muito felizes com o emprego, mesmo sendo um survivor job. Tenho certeza que em breve vcs tabém estarão comemorando essa vitória.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Sumida mesmo!! Mas, por boas razoes. Espero poder passar logo por esta fase também. Que ainda nem comecou! Rsrs... mas, estou bastante ansiosa! Já divulguei o seu blog no meu último post! Beijocas e sucesso com a busca pelo primeiro emprego.
    Carina

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, tudo está e vai dar certo!!
    Vou acabar meu probation semana que vem!! Aleluia! rs

    ResponderExcluir
  4. Bom domingo, Bruna!!!!

    Aos poucos, tudo entrará no ritmo certo...

    E o G-20? Vc está acompanhando a reunião de Toronto? Tem muita repercussão internamente? Me conta!!!

    Bjs para vc e para o Max!

    ResponderExcluir
  5. To chorando aqui com o final do post.
    Te amo tanto....e to com muitas saudades, muitas mesmo.
    essa semana faz um ano que vovo foi embora. a gente vai mandar rezar uma missa aqui e outra em tere. queria vc aqui comigo. vc e meu primo. como a saudade machuca, sabia? da um aperto tao grande saber que so verei vcs daqui a dois anos.
    mas fazer o que, ne?
    te amo. sempre.
    sua melhor amiga

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna,

    O inicio eh sempre dificil mas o importante eh nao perder o foco e olhar pra frente.
    Todo esse processo nos fortalece, nos faz dar mais valor ao que temos e as pessoas que nos cercam.
    Ao final, voces serao pessoas mais independentes, mais maduras e os lacos de familia e amizade estarao mais fortes do que nunca.
    Alguns acambam fracassando e voltando pro Brasil mas ate mesmo esses aprendem muito e voltam fortalecidos de alguma forma.
    Vcs tem tudo nas maos para serem bem sucedidos ( e tenho certeza que serao). Agora eh hora de arregacar as mangas e trabalhar duro por um lugar ao sol.
    Vcs sao parte do meu plano de aposentadoria...
    Qdo ficarem milionarios vao ter que nos sustentar pro resto da vida...
    :o))
    Bjs
    Marcelo

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna Oi Max, mandei um email e depois fui p o orkut para ver se tinha fotos e vi que vcs estão com esse blog, achei show. estou gostando das histórias da Bruna. Podem ter certeza que vai dar tudo certo. A sua jornada de vcs, não se compara com a minha qdo vim para Araruama, mas as dificuldades de adaptação são semelhantes quanto a saudades dos amigos e parentes. Enfim, desejo sucesso e pode ter certeza VAI DAR E JÁ ESTÁ DANDO CERTO. Um forte abraço. Em tempo: o pessoal está meio murcho pq o BRasil tá fora da Copa mas tb ia ser um saco aturar o Arrogante do Dunga Campeão do Mundo. bjos
    Carlos Pernambuco

    ResponderExcluir
  8. Bruna, eu e minha esposa (que é fisio) podemos sanar algumas dúvidas com você sobre a profissão de fisio aí em quebec? Meu e-mail é fabricio.imbrzi@gmail.com. Abraços. Fabrício

    ResponderExcluir
  9. Prezados Senhores(as),

    Solicito; com toda educação, o envio de um e-mail específico ao qual eu possa entrar em contato alguns meses a frente.

    Obrigado pela atenção dispensada à esta mensagem.

    Fernando Tavares
    ww.tavarestraducoes.com.br

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir